quinta-feira, 8 de março de 2018

Sobre Multiplus

Ontem a Multiplus divulgou seu balanço de 2017. Achei razoável. Longe de ser uma Brastemp, mas também longe de justificar o pessimismo atual do mercado com o papel.

Houve pífio crescimento do LL na base anual, ou seja, em termos reais houve uma leve perda. E há de se considerar que existe um não recorrente no 3T17 que, se expurgado, anularia o leve crescimento nominal do LL entre 2016 e 2017.

Na base trimestral (tanto comparando com o 3T17 quanto com o 4T16) a foto está mais feia, mas penso que principalmente por causa do resultado financeiro menor devido à queda dos juros. O resultado meio fraco no 4T17 ocasionou um dividendo trimestral em torno de R$ 0,7/ação, abaixo da média mas ainda muito atrativo para os tempos atuais.

No mais, me parece tudo normal. Houve crescimento real na receita operacional e aumento na base de clientes. E, como comentado acima, a diretoria comentou em reunião no final do ano passado que não reduzirá payout. Como a empresa mantém boa posição de caixa, creio que, apesar dos resultados estarem meios estagnados, a empresa continuará dando um bom yield em relação aos preços atuais.

Acho que está exagerado o pessimismo com o ativo, mas isso é marca carimbada do Sr. Mercado e de onde frequentemente nascem oportunidades. Devo manter posição de 5% da renda variável e comprar mais caso a tendência de queda permaneça. Creio que o papel tem lugar numa carteira focada em dividendos onde o investidor não esteja procurando ganhos de capital no curto prazo. É bem possível que o papel fique de lado. Me lembra a TAEE11, guardadas as devidas diferenças de risco nos negócios.

Eu acredito na capacidade da empresa continuar remunerando seus acionistas com dividendos interessantes, o que ameniza o custo de oportunidade de deixar o papel em carteira caso as cotações não andem. Atualmente o humor da comunidade financeira com o papel não é favorável, o que é natural, visto que antes o papel era visto como uma growth stock que pagava bons dividendos, algo que une o útil ao agradável, e no momento está faltando o growth. No entanto, acho racional estar posicionado em ativos que estão passando por trimestres ruins mas que podem pagar dividendos e possuem probabilidade aceitável de que voltem a crescer no futuro sem grandes necessidade de CAPEX para isso.

O business de fidelidade é bastante frágil e cheio de riscos, mas o nível de penetração em se encontra no Brasil me faz crer que há mais possibilidades de voltar a evoluir do que de involuir. Como parte considerável do resultado de cia. vinha da aplicação de seu caixa e os juros estão pela metade do que foram, a empresa tem o desafio de fazer o operacional crescer para compensar estas "perdas" e voltar postar resultados que agradem a comunidade financeira, o que certamente será um driver para que voltem a andar. A diretoria acredita nessa possibilidade de evolução do operacional e vejo que estão fazendo o que está em seu alcance. Estão colocando as fichas no aquecimento da economia que pode estar se iniciando.

Em resumo, creio que os odds de um investimento no papel são favoráveis. Considerando apenas 3 cenários: (1) recuperação do crescimento, (2) ficar do jeito que está e (3) piora, creio que as chances do cenário 3 ocorrer são menores que 50%. O cenário 1 obviamente é o que traria mais retorno, pois estaríamos fixando um dividend on cost muito bom e a cereja do bolo seria o ganho de capital. O cenário 2, que seria resultados estáveis com perenidade de dividendos, também deve trazer algum retorno real ao investidor, principalmente se ele for competente para reinvestir os dividendos. Outros pontos favoráveis da cia. é que ela possui dívida liquida negativa de mais de R$ 1 bilhão, baixa necessidade de CAPEX para manter e aumentar seu faturamento e ótimo ROE/ROIC, apesar disto ser devido ao seu baixo valor patrimonial. Vejo que está bem precificada para uma perspectiva de estabilidade de resultados. Caso volte a crescer, está barata. Mas isso não há como saber.

É um risco que topo correr. Vou manter posição e exercitar a paciência, pois acho que poderá ser necessária. Em caso de estar errado, a diversificação deve pagar a conta.

-------------------------------

Observação: O texto acima não é uma recomendação de investimento. Faça você mesmo suas análises. Ações são investimentos de alto risco e você deve ser responsável por suas decisões de compra e venda.