segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Sobre o caixa

Dividendos/JSCPs de TAEE11 creditados hoje foram para o caixa, que está em 17% do portfólio. Não houve alteração no peso do caixa pois, recentemente, passei a considerar provisões de proventos como caixa. Logo, o capital apenas saiu da linha de provisões para a linha de RF.

Com a queda generalizada das ações, o peso do caixa subiu e meu alvo caiu para 16% no momento, causando um excesso de 1%. Por ora, estou apenas observando o movimento. Ficando assim ou caindo mais, devo raspar o excesso para comprar mais ações logo após a virada do mês.

Aproveito para dizer que fiz uma pequena alteração na gestão do caixa. Antes eu deixava os dividendos/JSCPs em conta, aguardando meu dia de operar para dar destino aos recursos. Doravante, todos os proventos irão para a RF no mesmo dia em que forem creditados. Os proventos passaram a engordar a linha de caixa no dia em que as respectivas ações ficam ex, devido ao fato de, como citado acima, eu passar a considerar as provisões como caixa. Logo, torna-se desnecessário comentar o que fiz com os dividendos/JSCPs. Fica subentendido que eles sempre vão para o caixa, primeiro sob a forma de provisões, depois, no dia do crédito, sob a forma de RF.