terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A importância da mentalidade de portfólio

Tenho algumas posições que não estão indo bem ultimamente. Neste momento, estou com perdas virtuais de -12% em TIET11, -9% em MPLU3 e -4% em TAEE11, sem considerar os dividendos. Minha posição em Bitcoin está no lucro, porém desde seu topo histórico alcançado em dez/17 o ativo está com desvalorização de 43%. Estes são os principais pangarés de curto prazo do portfólio, porém há vários outros ativos que estão abaixo de seus últimos topos.

Apesar destas “perdas”, minha cota registrou ontem mais um topo histórico. Ou seja, o restante do portfólio mais do que compensou o recente desempenho ruins dos ativos citados. 

Desempenho da cota 01/01/2017 a 19/02/2018

Isto reforçou em mim a importância de se pensar com “cabeça de portfólio” em vez de ficar tentando adivinhar quais os ativos que irão subir na próxima semana ou mês. Um bom time de ativos tem muito mais força do que este ou aquele ativo sozinho. Enquanto uns caem, outros sobem e, se você escolheu bem o time, a esperança matemática de que a maioria esteja indo bem na maior parte do tempo é favorável.

Ademais, não é de todo ruim o fato de que alguns ativos da carteira estarão indo mal em algum momento; isto faz parte da brincadeira. Se você estudou os fundamentos destes ativos antes de iniciar posição, não há motivos para preocupações caso eles não estejam indo bem em algum momento. Você deve aproveitar estes momentos para comprar mais. Ter onde alocar o fluxo de caixa do portfólio e aportes é uma coisa boa. Se a vida nos dá limões, devemos fazer a limonada.

Muitas vezes, os bons ativos que não estão indo bem hoje - porque a comunidade financeira está de cara virada com determinado setor ou empresa por problemas que cedo ou tarde se resolverão – serão os queridinhos do amanhã; e se você quiser ganhar dinheiro com isto, você deve comprar nas baixas, que ocorrem quando tem mais gente vendendo do que comprando. No mercado há muita gente que vende só porque está caindo e quando isto ocorre em boas empresas temos oportunidades. Geralmente, antes do problema passar o preço já vai ter voltado, pois não é raro os preços andarem a frente dos fatos. Logo, esperar o problema passar pode significar a perda da oportunidade. (Obs.: Não estou falando de caso de empresa em situação especial onde há a necessidade de um turnaround para que a empresa volte a ser lucrativa. Refiro-me a empresas lucrativas que por alguma dificuldade temporária, ou até mesmo por nenhum motivo, estão com preços em baixa.)

Enfim, o que quero dizer com este texto é que a mentalidade de portfólio é de grande valia para que o investidor enfrente com tranquilidade os momentos em que alguns cavalos da carteira estão parados ou andando para trás. Você fica muito mais tranquilo quando está perdendo x com alguns ativos enquanto os demais estão rendendo 2x. Esta tranquilidade é fundamental para que você entre comprando os pangarés de curto prazo que possuem alta probabilidade de se tornarem os alazões dos meses ou anos seguintes.