quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Fechamento 2017

Em 2017 a cota do meu portfólio valorizou 56%. Consegui superar IBOV, IFIX e CDI líquido. Excedi o IBOV em 29%, o IFIX em 37% e o CDI líquido em 47%.

Performance 2017

O fluxo de caixa gerado pelo portfólio em 2017 foi 60% superior ao gerado em 2016. O caixa acumulado gerado por rendimentos, dividendos e juros desde nov/13 representa 14% do valor de mercado atual do portfólio. No gráfico abaixo é possível verificar o efeito da capitalização composta no fluxo de caixa acumulado.

Fluxo de Caixa Acumulado vs. Valor Atual do Portfólio

2017, assim como 2016, foi um excelente ano para o investimento em Renda Variável. Todos que souberam plantar suas sementes durante a crise estão tendo colheita farta. Saber plantar é, e continuará sendo, o maior desafio pra quem investe em Renda Variável. Os melhores momentos são aqueles nos quais a comunidade financeira está pessimista com o futuro e, baseada nisto, vende excelentes ativos a preços módicos. Para se beneficiar disto o investidor precisa se ater aos fundamentos e agir com coragem, estendendo a mão aos pessimistas que querem se desfazer de suas posições.

Agora está tudo bem, mas outras crises virão. Eu não faço a mínima ideia do que acontecerá em 2018 nos mercados. Pode cair, subir ou ficar de lado. Sigo com tranquilidade e sem me importar com a direção dos preços no curto prazo, prestando atenção nos fundamentos dos ativos em carteira e na alocação entre as classes de ativos, direcionando o fluxo de caixa do portfólio, aportes e eventuais vendas para as oportunidades nas classes cujos pesos estão abaixo do alvo.

Penso que o sucesso no longo prazo é construído com poucas operações e muito aprendizado, tanto com os próprios erros quanto com os alheios. Operar e olhar o mercado o tempo todo dificilmente fará a sua performance melhor. Gaste a maior parte do tempo dedicado aos investimentos lendo. Em temporada de resultados trimestrais, leia releases das empresas que você tem e das que gostaria de ter. Em épocas normais, leia e releia os melhores livros.

Agradeço a todos que acompanham este espaço, em especial aos participantes de um certo fórum do ADVFN, de onde vem grande parte dos acessos deste blog.

Que todos tenham um excelente 2018! Que seja um ano de muito estudo, aprendizado, disciplina, diligência, paciência e amadurecimento. Esta é a base. O sucesso no longo prazo é mero subproduto destas coisas. Por isso, não desejo apenas sucesso, mas aquilo que o causa.

Abraço!