terça-feira, 5 de setembro de 2017

Relendo o livro do Lueders


Após 8 anos, estou lendo novamente o livro do Anderson Lueders, Investindo em Small Caps. Os tempos são outros, mas os principais conceitos de investimento presentes neste excelente livro continuam mais atuais do que nunca. Esta é justamente a característica principal que separa as coisas boas do resto: o que é bom não fica desatualizado!

Recomendo muito estar sempre relendo coisas boas que você leu faz tempo. Com mais experiência prática e outras boas leituras nossa mente torna-se muito mais atenta para insights importantes que às vezes passam batido nas primeiras leituras.

Comecei a investir em 2007, pouco antes do topo pré crise subprime. Fiz parte da enxurrada de neófitos de 20 anos que entram para a Renda Variável contaminados por ambientes de euforia e sem a mínima noção de preço versus valor. Após perder dinheiro em papéis badalados durante o derretimento do mercado em 2008 seguindo grafistas como Fernando Góes* da Wintrade, o livro que interrompeu a sangria foi o Investidor Inteligente de Benjamin Graham. Ali nasceu minha visão de preço versus valor, porém ainda muito incipiente e cheia de falhas. Normal para um neófito. Porém, em terra de cego quem tem um olho é rei.

Então veio o livro do Lueders em 2009 e selou meu destino dentro da Análise de Valor. De lá pra cá vieram outras dezenas de bons livros (listo alguns aqui) que serviram para edificar conhecimento adicional sobre uma base sólida e confiável introduzida por Graham e Lueders.

Nunca parem de ler e reler bons livros. O investimento em conhecimento é o que paga o melhor retorno.

Abraço
Jonas

* Agora parece que ele mudou de segmento. Esses dias apareceu para mim um post patrocinado no Facebook onde ele se vende como guru das opções. Piorou!