sexta-feira, 7 de junho de 2019

Como o fazendeiro, o investidor deve primeiro estar disposto a comprar e plantar a semente antes de estar na expectativa de colher. A maioria dos investidores não tem paciência suficiente para gastar tempo na obtenção de dados e esperar por resultados que não são imediatos. Há também um grande número de pessoas que, embora acreditando que os preços devem ser menores em um ano, não têm autocontrole suficiente para esperar um ano antes de investir uma determinada quantia de dinheiro. O dinheiro "queima em seus bolsos" e, assim que possuem certa quantia disponível, parecem determinados a investi-la imediatamente, embora possam saber que, ao depositá-la em um banco e esperar, poderão depois comprar os mesmos ativos por um terço do preço. A mesma classe de pessoas é também aquela que não tem autocontrole e energia suficientes para vender seus seus ativos em tempos de grande prosperidade.

Para aqueles, no entanto, que estão dispostos a gastar tempo estudando os dados necessários e que têm o autocontrole para agir de acordo com seu melhor julgamento, as oportunidades de ganhar dinheiro são ilimitadas.

Roger Ward Babson. 1909

Trecho do livro Business Barometers Used In The Accumulation Of Money que terminei de ler recentemente. O livro é antigo e o contexto do autor era completamente diferente do atual, porém há muitas lições valiosas e atemporais presentes no texto.

A próxima leitura será Harriman Vs. Hill: Wall Street’s Great Railroad War de Larry Haeg.