quinta-feira, 1 de março de 2018

Fechamento fev/18


Minha cota fechou o mês com valorização de +1,5%, acima do IBOV e do IFIX, que fecharam com +0,5% e +1,1%, respectivamente. O CDI Líquido rendeu +0,4%. O comportamento da cota e dos índices no decorrer do mês está no gráfico abaixo:

Variação da cota vs. benchmarks fev/18

No acumulado 2018 sigo abaixo do IBOV, mas acima do IFIX e do CDI Líquido.

Variação da cota vs. benchmarks jan/18-fev/18

Olhando desde jan/17, quando passei a fechar minha cota diariamente, mantenho vantagem em relação ao IBOV, IFIX e CDI Líquido.

Variação da cota vs. benchmarks jan/17-fev/18

Na alocação do portfólio não houve grandes alterações. Ocorreram leves aumentos de posição em criptomoedas, devido a uma pequena compra de Bitcoin e a sua valorização no mês, e em renda fixa. Também ocorreu um leve aumento na conta de provisões porque algumas ações ficam ex-dividendos.

Alocação vs. tempo. Caixa + provisões: 0,7%; RF: 5,7%; FII: 41,6%; Ações: 44,9%; Cripto: 7,2%.

Na carteira de ações, a média de variação foi de +1,9% diante de +0,5% do IBOV. 50% dos papéis foram melhor que o IBOV e 50% ficaram abaixo. O pior desempenho ficou por conta de CGRA4, com -11,3%. A melhor performance ficou novamente com UNIP6, que teve espetaculares +33,6%, apesar de ter subido +34,6% no mês anterior. Precificação positiva nível hard. Não fosse UNIP6 o retorno da carteira de ações teria sido negativo.

Performance carteira de ações fev/18. Retornos consideram proventos.

A carteira de ações terminou o mês assim:

Alocação carteira de ações 28/02/2018

Na carteira de FIIs, a média de variação foi de -0,6% diante de +1,1% do IFIX. Apenas 30% dos papéis foram melhor que o IFIX. O pior desempenho ficou por conta de CTXT11, que rendeu -6,7%. A melhor performance ficou novamente por conta de GRLV11 que rendeu +4,7%. No mês anterior o papel já havia rendido +7,0%.

Performance carteira FII fev/18. Retornos consideram proventos.

A carteira de FIIs terminou o mês assim:

Alocação carteira FII 28/02/2018

Na carteira de criptomoedas, o Bitcoin (BTC) voltou a fechar no azul valorizando +7,0% no mês, após um período de forte correção pós-euforia. As demais altcoins (ETH, BCH e BTG) tiveram fortes quedas, no entanto, estas moedas vieram "de graça" e juntas representam apenas 1,4% do portfólio.

Performance carteira cripto fev/18

A composição da carteira de criptomoedas terminou o mês assim:

Alocação carteira cripto 28/02/2018

Operações do mês

Aumentei posição em renda fixa (LFTs e Fundo DI) e, levemente, em Bitcoin. Também realizei um leve aumento de posição em MPLU3, sem alteração relevante na alocação no ativo. Para pagar foram utilizados rendimentos dos FIIs e um aporte, que foi menor do que os rendimentos. Não recebi proventos de empresas neste mês e não realizei vendas.

Abraço,

Bons investimentos!

Importante: Este blog não recomenda compra de quaisquer ativos citados.