segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Sobre concentração e controle de risco

Olhar no retrovisor e descobrir que teria sido bom concentrar é uma coisa. Saber no que concentrar agora é outra. Antes do investimento "dar certo" o clima é de incerteza, tanto para você quanto para a comunidade financeira. Não fosse isso, não haveria desconto no preço pois se a possibilidade de "dar certo" fosse tão evidente a ponto de justificar uma concentração, isto já estaria precificado e o potencial de valorização seria muito menor.

O cérebro é sacana. Ele te chama de burro por não ter concentrado naquele investimento que você acertou. Naquele que você errou ele te chama de burro de novo por sequer ter aberto posição, mesmo que pequena. Mas na verdade, controlar o risco é algo inteligente, pois isso te manterá vivo. Na arte de investir, para ser um vencedor basta permanecer vivo e não perder dinheiro. A capitalização composta fará o trabalho pesado.

É do couro que sai a tira. Não há moleza no mercado. Quer ganhar bastante dinheiro nas suas escolhas corretas? Cresça sempre para que a fatia percentual máxima dedicada a um ativo seja, em termos absolutos, cada vez maior.