quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Fechamento jan/18

Carteira rendeu +3.2% no mês.



Este mês o Ibovespa arrebentou com tudo subindo incríveis 11,1%, registrando a maior alta mensal desde que comecei a fechar minha cota diariamente em jan/17. Minha carteira de ações até acompanhou esta alta, no entanto, como o restante do portfólio representa cerca de 56%, perdi de lavada para o índice. O IFIX teve boa performance e valorizou +2,6% no mês. O CDI líquido ficou com +0,5%.

As criptomoedas, após toda a euforia do segundo semestre de 2017, enfim caíram, e caíram forte. Jan/18 foi o pior mês do Bitcoin nos últimos 4 anos. Isto fez com que o portfólio ficasse com o freio de mão puxado. Porém, como realizei muitas vendas durante a fase euforia, reduzindo sobremaneira a exposição do portfólio nesta classe de ativo durante a alta nos preços, o impacto desta queda na minha cota foi bastante minimizado.



Na alocação do portfólio, houve aumento em Ações em virtude de compras realizadas e de aumento nos preços. FIIs ficaram praticamente estáveis. Houve leve aumento de posição em Renda Fixa ocasionado por compras. Criptomoedas sofreram redução devido às quedas nos preços.

Alocação vs. Tempo

Na Carteira de Ações, a média de variação foi de +9,5% diante de +11.1% do IBOV. Apenas 30% dos papéis foram melhor que o IBOV. O pior desempenho ficou por conta de TAEE11, com -5,6%. A melhor performance ficou com UNIP6, que teve espetaculares +34,6%. As rentabilidades consideram proventos.


Performance Carteira de Ações - jan/18

A Carteira de Ações terminou o mês assim:


Alocação Carteira de Ações - 31/jan/18

Na Carteira de FIIs, a média de variação foi de +3,4% diante de +2,6% do IFIX. 60% dos papéis renderam acima do IFIX. O pior desempenho ficou por conta de VRTA11, que rendeu -0,2%. A melhor performance ficou por conta de GRLV11, com +7,0%. As rentabilidades consideram proventos.

Performance Carteira FII - jan/18

A Carteira de FIIs terminou o mês assim:


Alocação Carteira FII - 31/jan/18

Na Carteira de Criptomoedas, apenas o Ethereum (ETH) fechou o mês no azul, no entanto, como o Bitcoin (BTC) representa mais de 75% desta carteira, a alta de 42,1% do ETH serviu apenas para amenizar as perdas.

Performance Carteira Cripto - jan/18

A composição da Carteira de Criptomoedas terminou o mês assim:

Alocação Carteira Cripto - 31/jan/18

Operações do mês

Vendas: Reduzi pela metade a posição em ETH no início do mês. Também realizei uma pequena venda de LTFs apenas para arredondar lotes numa compra de ações.

Compras: Em Ações, aumentei levemente posição em TIET11. Não houve compras em FIIs. Em Renda Fixa foram adquiridas LFTs do Tesouro. Aumentei levemente a posição em Bitcoin após a queda. Os recursos para as aquisições vieram das vendas, rendimentos, dividendos e aporte, nesta ordem de magnitude.

Próximos passos

Estou subalocado apenas em Renda Fixa e em Criptomoedas em virtude de vendas e subsequente queda. Os aportes e fluxo de caixa do mês de fev/18 deverão ir para estas classes caso os preços permaneçam nesta faixa.

Tenho algumas posições em ações com preço se aproximando do objetivo. Caso alguma posição seja alienada, deverei substituir a empresa vendida por outra que eu julgue mais barata e que aumente meu fluxo anual de dividendos.

Abraço,
Bons investimentos!

Importante: Este blog não recomenda compra de quaisquer ativos citados.