domingo, 6 de agosto de 2017

REITs For The Long Run

Muita gente sabe que os índices de ações batem a renda fixa e o ouro no longo prazo, como bem demonstrado pelo J. Siegel em Stock For The Long Run. Mas nem tanta gente sabe que os REITs, o produto mais semelhante aos FIIs brasileiros nos EUA, batem a performance dos índices de ações.

Dê uma olhada:
Índice de REITs vs.Russell 3000, 1979-2012

Índice de REITs vs. S&P 500, 1991-2014
A explicação para as ações serem um bom investimento de longo prazo está principalmente no fato de que ações são títulos de propriedade de empresas, os quais são lastreados em terra, imóveis, capital humano, capital produtivo, etc. Como a tendência de longo prazo do PIB é quase inevitavelmente de alta, ações se mostram como uma excelente ferramenta para se obter ganhos reais consistentes no decorrer das décadas. Tanto os dividendos pagos aos acionistas quanto o crescimento das empresas fazem o serviço de premiar os investidores em ações com excelentes ganhos reais em longos períodos.

Em REITs, a explicação da performance elevada, a meu ver, está mais relacionada ao elevado payout que se traduz em dividendos robustos distribuídos de forma persistente no decorrer do tempo. O sistemático reinvestimento desses proventos coloca o investidor numa trajetória exponencial de crescimento patrimonial. Ademais, temos também, assim como nas ações, o lastro em terra e imóveis contribuindo para proteger o investidor da inflação. O crescimento do PIB no decorrer de longos períodos também beneficia os REITs, pois isto tende a valorizar os imóveis e a aumentar suas receitas.

É importante salientar que estamos falando de desempenho de índices, o que é o mesmo que analisar o desempenho médio de carteira geridas de maneira bastante passiva e sem um elevado esforço na seleção dos melhores ativos. A figura do 'Investidor Empreendedor', conforme o termo utilizado por B. Graham em seus textos, deve despender tempo e trabalho para analisar ativos individualmente, ato este que, se bem sucedido, inevitavelmente leva o investidor a ter retornos superiores aos dos índices.

Trazendo para o contexto brasileiro, acredito que os FIIs possuem uma capacidade sensacional de performance em longos períodos pelos mesmo motivos dos REITs. São produtos diferentes, no entanto, a essência de permitir ao investidor de longo prazo um crescimento exponencial baseado em fluxo de caixa está presente e ambos.

Lembro também que esta reflexão não visa o comportamento binário de preferir um ou outro produto. É saudável para um portfólio bem diversificado ter ações e FIIs. Há espaço para ambos. O 'Investidor Empreendedor' que fizer um bom trabalho de analisar individualmente tanto ações quanto FIIs, tendo em carteira somente os mais promissores, deverá ter retornos excelentes em longos períodos.