quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Quando começar a investir?

Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo, disse Warren Buffet. Esse alguém pode ser você mesmo. Cada semente que você deixa de plantar hoje é uma árvore que você deixará de ter no futuro.

O ato de poupar para investir não é um atributo de gente mão-de-vaca. Também não é privilégio de gente que nasceu rica. A questão é mais cultural do que qualquer outra coisa e a hora de começar é sempre agora.

É inútil tentar fazer sobrar dinheiro no final do mês para só então poupar. Gastar dinheiro é muito fácil e esta estratégia tem mínimas chances de funcionar. Logo, o correto é primeiro poupar e depois se virar para passar o restante do mês com o que sobrar.

Quando pessoas que não poupam são questionadas sobre o porquê disto, a culpa é prontamente terceirizada. No entanto, na absoluta maioria das vezes o culpado disto aparece no espelho quando a pessoa em questão fica diante dele.

Tenha um padrão de vida um pouco menor do que você poderia ter, gaste menos do que você ganha e invista o resto. Repita com paciência e disciplina este processo por décadas e serás bem sucedido mesmo aplicando em Renda Fixa. Quer acelerar o processo? Estude sobre investimento em ações, fundos imobiliários, moedas e faça você mesmo. Infelizmente o custo de bons gestores de recursos é inviável para quem está começando e tem pouco capital.

Uma pequena quantia que você investe bem hoje será uma quantia enorme em 10 anos ou mais. O melhor momento de agir é agora. A vida passa rápido.